segunda-feira, 25 de maio de 2020

Achados do Face

"Maria perdeu o emprego. O patrão é milionário, mas disse que não poderia mais pagar o salário mínimo dela.

Carla perdeu a mãe. Preferia ter perdido o emprego.

Cecília manteve o emprego, em home office. Só que a saúde mental não existe mais.

Francisca acha que o vírus não existe e que a semente que o pastor vendeu vai curar qualquer maldição. Francisca tosse muito há 5 dias.

Gabriela trabalha em hospital. É médica. Chora todos os dias. Ou quer chorar, mesmo quando não chora. Vivencia uma ingrata realidade que vai de encontro ao negacionismo das inúmeras pessoas que vê correndo sorridentes no calçadão no seu caminho de volta do hospital.

Pedro não volta mais pra casa. Prefere dormir na casa de um amigo que o acolheu. O medo de contaminar a família adoece Pedro aos poucos. Pedro entrega comida por aplicativo. Pedro ganha menos de 1000 reais por mês.

Thais tem pesadelos todos os dias. Está desempregada desde antes da epidemia. Thais é uma excelente contadora. Thais não sabe como pagar o aluguel no próximo mês.

Marcelo ignorou a quarentena e continuou visitando os pais e avós aos finais de semana. Marcelo está isolado em casa, há 10 dias, com o pulmão totalmente comprometido porém, sem nenhum sintoma. Marcelo perdeu seus avós há 4 dias para o Covid-19. O que restou de sua família está agora em quarentena total por ter tido contato com Marcelo nos finais de semana.

Josias furou o distanciamento e seguia com encontros sociais com amigos sempre que sentia entediado. Josias era portador do vírus e não sabia. Contaminou 3 amigos que, sem saberem, espalharam para mais 3 pessoas cada. Do total, 5 dos contaminados necessitaram de internação. O pai de um deles precisou de UTI.

Regiane, em plena adolescência, cobrava de todos que cumprissem a quarentena. Falava em responsabilidade e dizia que a regra valia pra todos. Mas a exceção à regra só valia para seu namorado que ela recebia em casa todos finais de tarde. Sua avó diabética, que cumpria rigorosamente a quarentena, esta com tosse e febre há 5 dias.

Marta apanhou do marido depois de pedir pra ele não ir para o bar. Marta é hipertensa e cardíaca. Marta trabalha com faxina. Marta pega 3 ônibus todos os dias. Marta perdeu o filho para a COVID19 há 10 dias.

Todas essas pessoas são reais.
Todas tem nome, história, família.
Tudo que existe e existiu antes dessa pandemia... não será como antes. Nenhum de nós será como antes. Enfrentaremos juntos um luto que desconhecemos. Coletivo e individual ao mesmo tempo. Luto pelo emprego, pelo país, pelo pai, pela mãe, pelo irmão, pela amiga. Por tudo que perdemos. E todos perderemos algo ou alguém. Não será possível sermos os mesmos em um mundo que mudou.

Quem seguir vivo terá morrido um tanto. Quem seguir vivo terá assistido a partida de amigos, parentes e de pessoas a quem admirava mesmo sem ter conhecido. Quem seguir vivo, seguirá talvez sem emprego, talvez sem o carro, talvez sem uma parte de si, perdida... sem saber onde encontrar.
Não se iludam: só os indiferentes e os políticos sairão ilesos. Esses nunca perdem nada, nem ninguém. Não perdem por não terem e, se tem, não se importam quando supostamente perdem. Eles sempre vão tripudiar sobre você. É um dogma!
Luto é verbo e sentimento. Mais do que nunca. Pessoas mortas não giram a economia. É preciso estar vivo para seguir adiante e se recuperar de tudo isso.
Todos nós teremos que nascer de novo.

Por Maria. Por Carla. Por Cecília. Por Francisca. Por Gabriela. Por Pedro. Por Thais. Por Marcelo. Por Josias. Por Regiane. Por Marta.

Por respeito aos profissionais que estão lutando com suas vidas, sem ter outra escolha.
Pelos milhares que já morreram.
Pelos muitos que certamente irão morrer.
Por mim.
Por você.
Fiquem vivos.
E renasçam!!!"

(Autoria desconhecida)

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Sobre ondas e cachos

E aí pessoal? Hoje vamos falar um pouco sobre a curvatura dos cabelos. Esse conteúdo não fui eu quem escrevi, então colocarei o link de referência no final. Bora lá! ^^/

As curvaturas dos cabelos ondulados a crespos, são divididas em 3 partes e divididos por números, sendo eles: tipo 2, 3 e 4. Além disso, para cada número há uma divisão por letras, sendo elas: a, b e c. Sendo assim, temos: 2abc, 3abc, 4abc.


TIPO 2 - ONDULADOS
Eles são os ondulados, que não formam tantos cachos e são mais parecidos com cabelos lisos. Além disso não costumam ter tanto volume e são bem mais fáceis de desembaraçar. (Os meus são no máximo o 2B!)

2a – se parecem com os lisos, formando ondas somente nas pontinhas.

2b – costumam formar ondas um pouco mais próximos da raiz do cabelo.

2c – mais parecidos com o cabelo cacheado (tipo 3). Muitas vezes são confundidos, pois formam mais ondas e são um pouco mais volumosos que restante dos outros tipos 2ab.  

Os cabelos ondulados são desembaraçados com mais facilidade, já que não formam tantas curvas. Em contrapartida são os que menos aguentam day afters, o famoso “dia seguinte” a lavagem. Elas costumam lavar os cabelos por mais vezes na semana justamente porque a cabeleira “desmancha” com mais facilidade.

Vale destacar ainda que, muitas vezes, a ondulada nem sabe que é ondulada. Pois como seu fio se parece com o tipo liso, ela fica com impressão de que o cabelo “não se decide”, que “é rebelde” e acabam alisando.

Mas, na verdade, elas não experimentaram finalizar com um creme de pentear adequado para seu cabelo, amassando e provocando as ondas, por falta de conhecimento sobre os fios ondulados.

Por isso acabam alisando as madeixas. E quando descobrem essa versatilidade de poder escovar o cabelo e também fazer ondas, acabam deixando o visual mais leve e tendo diversas possibilidades de visual no momento em que elas quiserem. E isso é maravilhoso!


TIPO 3 - CACHEADOS
3a – são os cachos mais abertos, e, muitas vezes, confundidos com o cabelo ondulado tipo 2c. Porém, eles têm mais volume e encolhem um pouco mais.


3b – são aqueles cachos que parecem feitos de babyliss. Eles são mais fechados e normalmente mais volumosos. Algumas pessoas adotaram essa curvatura como a dita “cachos perfeitos”, e acabaram saindo da ditadura do liso para a ditadura dos cachos. Isso é um grande erro, já que todos os tipos de cachos têm sua beleza e singularidade. Além do mais, a nossa liberdade de escolha e de não ter que estar com o cabelo sempre “impecável” é o que nos torna únicas.

3c – são os que mais tem volume na família tipo 3 e os que são mais parecidos com o cabelo tipo 4. Particularmente são os meus preferidos, mesmo não tendo essa curvatura.

Os cabelos tipo 3 embaraçam com mais facilidade, ainda mais se o seu fio for fino. Aguentam mais day afters, e, normalmente, não aparentam tanto o “fator encolhimento”, que é a diferença de tamanho quando o o nosso cabelo está molhado para o seco. Em alguns casos, eles têm a raiz alguns dedinhos mais lisos. E, deve ser por isso que não aparentam ter fator encolhimento. Porém o volume não fica tão bem distribuído por todo o cabelo, se não tiver um corte “em camadas” o cabelo pode ficar com “efeito pirâmide”.



TIPO 4 - CRESPOS
Eles são chamados de crespos e crespíssimos. Eles têm um formato mais fechadinho e quanto mais fechado menos “cachos” podem formam.

4a – são os mais confundidos com o cabelo tipo 3c, porém são mais fechados e tem bastante volume.

4b – já começam a ter quase um formato de “z”, mas ainda apresentam cachos. Porém o volume é o que mais predomina.

4c – não formam cachos, são todos com formato de “z” e são extremamente volumosos e macios. São os crespíssimos.


Fonte: https://belezanatural.com.br/

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Carência de atenção

"Já tive um relacionamento que eu cobrava por atenção e carinho, e não tive. Me tornei uma pessoa chata por cobrar tanto o que não tinha. E aprendi, quem gosta de você automaticamente te proporciona coisas que não precisam ser cobradas. Se você cobra, teu lugar não é ali." (Marcos Paiva)

Ah se eu tivesse lido e trazido essa frase para o meu coração há uns 2 anos!

Tá aí uma situação MUITO DESAGRADÁVEL que me faz pensar 1000 vezes antes de me encantar por alguém! Se você cobra atenção, no mínimo vai ser desprezado, hora ou outra! A pessoa se sente cansada, quer te afastar e a melhor e mais discreta opção é te desprezar, de forma sutil com desculpas esfarrapadas tipo a falta de tempo ou te ignorar de vez!

E sabe o que é pior? Na maioria das vezes você corre atrás! Acha que pode mudar a situação, que a pessoa em questão vai perceber o quanto você é legal, mudar de ideia e te dar atenção... #SQN

Não sou psicóloga, quem me dera, mas sou uma curiosa da área, além de já ter lido diversos livros de auto ajuda e conversado com muitas pessoas que conhecem mais sobre o assunto e vou partilhar um pouco do que já aprendi relacionado ao assunto e quem sabe motivá-los a buscar mais referências.

Já ouviram falar de voto secreto? (Tenho alguns posts mais antigos sobre) Por exemplo, se teu pai despreza tua mãe e você, lá pelos teus 4 anos tenha falado ou pensado "Eu nunca vou casar!", você fez um pacto com teu inconsciente e muito provavelmente quando se relacionar com alguém e chegar ao ponto de planejar casamento, capaz que você arranje motivos para terminar porque a gaveta com os traumas foi aberta e você precisa cumprir o pacto que fez consigo mesmo na infância! T_T

Outra possibilidade são os traumas de falta de atenção dos pais, mais ainda da mãe se você for homem e do pai se for mulher. Por exemplo, se você rapaz não teve atenção da tua mãe como gostaria, você sempre vai se achar indigno de receber atenção, então inconscientemente vai se interessar por pessoas que não lhe dêem atenção, assim você vai continuar a colocar pimenta na ferida, vai se contentar com migalhas de atenção que possa receber e lutar por essas migalhas, prejudicando mais ainda o amor próprio (que já não é lá aquelas coisas) e dignidade!

Falei demais, né? Mas é que aaaamo esses assuntos! Eis o meu conselho: você não precisa disso! Se a pessoa não quer te dar atenção, não perca teu tempo com ela, pegue seu amor próprio e dignidade e vá embora dali! Claro que isso não é nada fácil, mas uma luta que vale a pena, mais ainda quando vencida! 

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Mudança de Atitudes

Vi no status da minha irmã (meio irmã) que é enfermeira e tive de pedir!

Sei que essa fase de isolamento social é complicada para 99,9% da sociedade, eu sou uma das que está curtindo demais! Por que sou anti-social? Também! Mas principalmente porque vejo essa situação com outros olhos, talvez os "olhos de Deus". 

Estou em home office, amando absurdo! Pela primeira vez, tenho tempo para estudar coisas que nunca consegui pela correria, vários sites disponibilizam cursos online gratuitos pra lá de interessantes e eu estou maratonando, tanto cursos relacionados à minha área profissional, quanto aos meus hobbies! 

Continuo mantendo os horários, só que agora faço tudo de casa! Minha maior saudade é a Eucaristia e o Santíssimo, ajoelhar e sentir a presença de Deus transbordar em meu coração! <3 Se tenho saudade de amigos? Tenho, mas sou acostumada a amizades à distância e posso falar com eles pelo What's, Face, Insta, dentre outros... Queria ver se a pandemia acontecesse há uns 10 anos, quando meus amigos ainda evitavam mandar SMS porque o cel deles era Vivo e o meu Tim!

Aos "arianos comunicativos que queriam receber abraços de um monte de gente no aniversário", aos "taurinos bagunceiros que adoraria um churrasco para comemorar..." Gente, na boa, antes em casa do que no hospital! Minha avó passou seu último aniversário internada no hospital e os enfermeiros colocaram bexigas na cama dela! Se você pode, fique em casa! Tem muita gente que adoraria, mas não pode porque sua profissão não permite!

Muitos ainda não entenderam que o Coronavírus não mata apenas idosos, mas em qualquer idade e mesmo que fossem apenas idosos, eles merecem todo nosso amor, cuidado e respeito! De nada adianta zerar o estoque de álcool em gel da drogaria perto de casa, se meu vizinho idoso não vai conseguir comprar, então ele pode adoecer, me contagiar e posso morrer! Uma fase para reavaliar a forma de pensar e viver, o cuidado com o próximo e principalmente a fé!




quarta-feira, 13 de maio de 2020

Zumba, aí vou eu!

Vamos fazer zumba então!

Por anos tive um certo "preconceito" quanto à zumba por conhecer apenas versões com um estilo musical que não me agrada, mas hoje encontrei alguns vídeos que me fizeram mudar de opinião!

Pelo que li em sites sobre saúde, o Zumba apresenta diversos benefícios para o organismo, além de ser dinâmico e uma forma de socializar (não em época de pandemia, claro)! E o principal: uma forma de gastar calorias e, junto à uma alimentação equilibrada, manter a forma!

Há 10 anos emagreci de forma correta, com acompanhamento médico e sem anemias, desde então incluí atividades físicas e uma alimentação regrada na minha rotina diária, não por gostar, mas para manter o peso.

domingo, 10 de maio de 2020

Mamys


Só pra constar que, minha mãe é um instrumento de Deus para me trazer ao mundo, um anjo! <3 

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Lettering

Vocês certamente já viram algum quadro ou imagem no geral com aquelas letras diferentes e desanhadas: lettering! 

Outro assunto que tentei aprender há uns 2 anos, mas não tive tempo o suficiente. Nesses maravilhosos dias de isolamento social, também aproveitei para aprender lettering!!! Não preciso nem dizer que amei, né? 

Vejam alguns quadrinhos que fiz e um turorial para fazer essa moldura de quadros:

https://youtu.be/RaG2pbNSNto




terça-feira, 5 de maio de 2020

Croquis de Moda

Pensem em alguém que está aproveitando ao máximo esse tempo de isolamento para aprender e fazer coisas que sempre quis e nunca teve tempo! Hoje vou falar um pouco sobre os croquis que me arrisquei a desenhar!

Uma das carreiras que pensei em seguir ao terminar os estudos foi Design de Moda, mas como não tinha curso próximo e o mercado por aqui é bem complicado, deixei pra lá! Não sou o tipo de pessoa ligada em tendências de moda, uso o que gosto, independente de estar ou não na moda, tipo camisa xadrez, para mim não é tendência de uma ou outra estação, é estilo de vida! Lembrando que, não ser ligada a tendências de moda, não significa que me vista absurdamente mal, mas que tenho meu conceito e estilo.

Sobre meus croquis... Comecei contornando com caneta preta pintando com lápis de cor e evoluí para o guache e nankin! Vejam alguns dos meus croquis:



segunda-feira, 4 de maio de 2020


Preciso dizer mais alguma coisa? 
Preciso, claro! Não naturalize uma forma de tratamento que não lhe agrada só para ter a pessoa por perto, você não precisa disso! ¬_¬()

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Para estudar na quarentena

Passando rapidamente entre um curso e outro para deixar a dica de alguns sites com cursos online! Siim, essa maravilha da quarentena que me faz ficar acordada até umas 2h desenhando ou estudando!

https://portalidea.com.br/cursos-online-gratis/360
online.escolaconquer.com.br/soft-skills/inteligencia-emocional/
https://ead.senac.br/
cursos.faber-castel.com.br/

E muitos outros!

Bons estudos! ^^/