quinta-feira, 10 de setembro de 2020


 Já conhecia e me interessava muito pelos Arquétipos de Consciência Coletiva de Jung. Não sabia dos Arquétipos da Marca, então fui apresentada a eles na minha maratona de cursos online. Sempre tive inclinações para conteúdos relacionados à Psicologia, uma das minhas matérias preferidas na facul de Publicidade era justamente Psicologia do Consumidor. 

Um resuminho bem básico sobre os Arquétipos da Marca. Eles definem a personalidade da mesma, o que não significa que cada marca tenha apenas um arquétipo, mas tem um dominante que represanta pelo menos 70% da personalidade. Dêem uma olhada!

- Rebelde - amam quebrar as regras, falar com os excluídos. Ex.Harley-Davidson
- O Mágico - focados em fazer as coisas acontecerem. Ex. Disney
- O Herói - querem melhorar o mundo. Ex. Nike
- O Amante - criam experiências capazes de construir memórias. Ex. Victória's Secret
- O Comediante - ajudam as pessoas se divertir com o que estão fazendo. Ex. M&M's
- A Pessoa Comum - sua principal função é conectar-se com outros e pertencer a algo. Ex. eBay
- O Cuidador - servir e cuidar dos outros. Ex. Dove
- O Governante - quer estar no controle e seguem padrões. Ex. Rolex
- O Criador - querem causar impacto com suas criações. Ex. Pixar
- O Inocente - acreditam que o mundo é um bom lugar e trazem soluções simples. Ex. Coca-Cola
- O Sábio - fonte especializada de informações. Ex. Google
- O Explorador - querem ser livres para explorar o mundo. Ex. Red Bull

São uma forma de diferenciar, dar profundidade e criar conexão com o público.

Maiores informações:
https://rockcontent.com/br/blog/arquetipo-de-marca/


Nenhum comentário: