quinta-feira, 2 de julho de 2020

0% de olfato e paladar

Gente, sei que está todo mundo saturado de notícias sobre o coronavírus/ covid-19 e pela lógica da coisa, o que mais chama atenção são os sintomas mais graves, claro, porém, um sintoma "bobinho" que pode ser facilmente confundido com uma gripe ou resfriado foi o que me colocou em alerta.

Por volta do dia 10/06, comecei com um resfriado normal, nariz escorrendo, garganda inflamada e a sinusite atacada, só que dessa vez junto com a enxaqueca. Era como se tivessem tentando tirar meu cérebro com um garfo ou apertar a testa até que ele saltasse! E a gripe/ resfriado não ia embora e já tinha tomado vários remédios para dor, até uns comprimidos de antibiótico que achei no armário.

Lá pelo dia 17/18 perdi totalmente meu olfato e paladar e ouvi de algumas pessoas "Você tá com gripe, é normal!", ok, mas o nariz não está entupido (graças a Deus)! Estou no nível de tomar gasolina achando que é chá! ^^' Comecei a procurar e descobri que esse é um dos sintomas mais comuns de casos leves! Fiz o teste na Droga Raia, graças a Deus deu negativo, mas também já ouvi de médicos e pessoas que já tiveram que não é seguro. Então ao que tudo indica, estou passando por um caso leve...

Minha maior preocupação é minha mãe! Entrei em um esquema de isolamento dela no nível paranoico dela, ela não gosta, mas é por um bom motivo! Na minha opinião, Deus pode tudo e mais um pouco, mas temos de fazer a nossa parte!

Abaixo o trecho de uma matéria literalmente super interessante sobre o assunto:

"Os cientistas acreditam que, nesse cenário, os neurônios olfatórios são afetados – e levam mais tempo para se recuperar. Esses neurônios não possuem receptor para o vírus e não são invadidos por ele, mas podem acabar sendo atacados pelo próprio sistema imunológico do paciente em reação à infecção ao redor. Isso porque o corpo humano não é perfeito na hora de reagir e pode acabar atingindo células e tecidos saudáveis ao tentar eliminar o vírus.

Ou seja, após as células de sustentação do epitélio nasal terem sido atacadas, o sistema imunológico reage desproporcionalmente e acaba destruindo por acidente os neurônios olfatórios do paciente. Nestes casos, a recuperação do olfato depende das células-tronco que existem no nariz e que conseguem se transformar em neurônios novos e saudáveis – mas isso leva bem mais tempo."

Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/cientistas-finalmente-descobrem-como-a-covid-19-causa-perda-de-olfato/

Nenhum comentário: