sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

DIY

Provavelmente, você já esbarrou com a sigla DIY na internet, certo? Seja no YouTube, no Facebook ou em fóruns de discussão, o fato é que o movimento chamado de “faça você mesmo” tem ganhado cada vez mais força. Mas, afinal, você sabe o que é DIY?

Bom, a sigla significa, em inglês, Do it Yourself (ou faça você mesmo, em português). Mais do que um simples termo, o DIY se tornou um estilo de vida em que você é convidado a fazer seus próprios móveis, roupas ou equipamentos eletrônicos.

Ficou interessado no assunto? Então, confira todos os detalhes desse movimento que tem se tornado cada vez mais popular!

Afinal, o que é DIY?
Basicamente, podemos dizer que DIY é um movimento que incentiva a criação de diversos produtos, como móveis, equipamentos eletrônicos, brinquedos, cremes para cabelo etc. Além disso, por meio do “faça você mesmo”, também é possível aprender a cuidar de hortas, customizar roupas e até construir um pequeno robô.

No geral, o termo refere-se a qualquer coisa projetada, modificada ou fabricada pela própria pessoa, sem a ajuda de profissionais. É o famoso “faça com as próprias mãos”.

Como o movimento surgiu?
O DIY teria surgido nos Estados Unidos, quando as pessoas encontravam formas de reformar suas casas sem gastar muito — antes mesmo da década de 1920. No entanto, o termo se popularizou apenas nos anos 1950.

Na época, o Do it Yourself teria ganhado força a partir do cenário punk underground, em que bandas e músicos contavam com uma produção completamente independente (desde a composição até a divulgação e a venda).

Além disso, o conceito de DIY foi associado às ideias anticapitalistas e anticonsumistas da época. A ideia era fazer com que todos fossem capazes de produzir o que consumissem.

O movimento se difundiu tanto que, hoje, já é realidade na vida de muita gente. O que não faltam são pessoas economizando mão de obra e colocando a mão da massa.

Além da economia, o conceito é importante para a preservação do meio ambiente. Afinal, muitos objetos que iam para o lixo passaram a ser reaproveitados com o DIY.

Como aplicar o conceito?
O DIY é bem amplo e, portanto, pode ser aplicado de diversas formas. Em primeiro lugar, é importante ter em mente que você não precisa ser um expert no que fará. Basta procurar por conhecimento e métodos alternativos para realizar a tarefa.

Há diversas formas de aplicar o conceito — desde fazer o próprio pão até construir o eletrônico em que ele será assado. Para isso, é possível encontrar ajuda em diversos sites, canais no YouTube, fóruns de discussão e revistas, como a americana Make Magazine.

Para que você entenda melhor como funciona o “faça você mesmo” na prática, separamos algumas áreas em que o conceito pode ser aplicado. Confira!

Marcenaria
Sem dúvidas, a marcenaria é uma das áreas mais populares entre os amantes do DIY. É possível utilizar pedaços de MDF, caixotes de feira e até palletes para criar móveis incríveis: estantes de livros, nichos decorativos, mesas, camas etc.

Obviamente, existem projetos bem complicados. No entanto, outros podem ser facilmente executados. Basta seguir um passo a passo e ter bastante paciência. Geralmente, você só vai precisar de lixa, pregos, martelo, tinta e pincel.

Customização
A customização de roupas é outra área em que o DIY é muito aplicado. Nela, a pessoa aprende a cortar, costurar e modificar diversos tipos de tecido. É possível apenas colar detalhes — pérolas, strass etc. — ou transformar completamente uma peça!

Robótica
Que tal construir o seu próprio robô? Achou impossível? Pois saiba que tem gente fazendo isso com as próprias mãos e utilizando objetos inesperados, como o LEGO!

O Articulated Robot Hand, por exemplo, é um projeto de mão robótica todo feito em LEGO. Com seis motores diferentes, é possível abrir ou fechar os dedos e controlar o dedão. Em sua última versão, o criador conseguiu manipular os objetos sem quebrar. Incrível, não?

Eletrônica
Está surpreso com o fato de poder construir um robô sozinho? Pois saiba que existem muitos objetos do seu dia a dia — mouse, teclado etc. — que podem ser feitos por você mesmo. Entretanto, nem sempre utilizar as técnicas DIY é sinônimo de economia.

Um teclado feito todo à mão, por exemplo, é mais caro e trabalhoso. Isso ocorre porque o processo de produção envolve medições precisas e fiações trabalhosas, além de muita dedicação. A possibilidade de usufruir de algo projetado com a próprias mãos, entretanto, é o que motiva as pessoas!

Tecnologia
Você já imaginou melhorar o sinal de um Wi-Fi por meio da instalação de um software customizado em seu roteador? Pois saiba que isso também é possível!

Para tanto, basta verificar se o seu aparelho é compatível com o software open-source. Se for, siga o manual e torne o seu sinal muito melhor!

Pequenos consertos
Sabe aquela pia quebrada ou aquele papel de parede que está esperando meses para ser instalado? Pois é, aprender a realizar pequenos consertos domésticos também faz parte do movimento DIY.

Com ele, em vez de gastar rios de dinheiro contratando um profissional, você descobre que basta ter paciência e um pano úmido para o seu papel ser colado na parede. Além de divertida, a atividade é uma ótima chance de adquirir novas habilidades manuais!


Quais são as tendências do movimento DIY?
De fato, muitas pessoas já perceberam a importância do movimento DIY na atualidade. Prova disso é que o conceito vem sendo incorporado cada vez mais nas empresas tradicionais. A marca Oreo, por exemplo, sempre disponibiliza pequenas receitas aos consumidores.

Já a empresa de leite condensado Moça investiu em uma nova embalagem. Com ela, os usuários podem transformar o produto em diversos itens de decoração! O próprio site da marca oferece várias dicas para quem deseja reaproveitar o item em casa.

Atualmente, existem outras correntes que incorporam a essência do DIY. É o caso do Movimento Maker, que também agrega valores hackers — como as diversas licenças open-source e o ato de compartilhar conhecimento ou desenhos.

Um exemplo do impacto do Maker são as primeiras impressoras em 3D com preços acessíveis aos usuários. Atualmente, qualquer pessoa pode baixar o projeto e criar um aparelho que imprime objetos na terceira dimensão em sua própria casa!


Fonte: https://blog.fazedores.com/

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Uma oração do Papai Noel ao Menino Jesus

Meu precioso Jesus amado, eu não quis tomar o teu lugar.

Eu só trago brinquedos e coisas, e Tu trazes amor e graça.

As pessoas me dão listas de desejos e esperam que eles sejam realizados, mas Tu ouves as orações do coração e prometes a tua vontade de atendê-las.

As crianças tentam ser boas e não chorar quando eu vou chegando, mas Tu amas incondicionalmente e o teu amor será sempre abundante.

Eu deixo apenas um saco de brinquedos e alegria temporária, mas Tu deixas um coração de amor, cheio de propósito e de razões.

Há muita gente que acredita em mim e que me torna famoso, mas eu nunca curei o cego nem tentei ajudar o coxo.

Tenho bochechas rosadas e uma voz cheia de riso, mas não tenho mãos perfuradas pelos pregos nem promessas de eternidade.

As pessoas podem encontrar vários como eu na cidade ou nas lojas, mas só existes Tu como o Onipotente que responde aos apelos de um pecador.

E assim, meu precioso Jesus amado, eu me ajoelho aqui para orar, te louvar e te adorar neste santo dia da tua Natividade.

(Eu chorei!!)

FELIZ NATAL

FELIZ NATAL!!!!

Independente do que o Natal signifique para você, que seja incrível!

A nostalgia bate forte aqui, não só pela data, mas em especial pelo local. Escrevo (sentada no chão pra variar) do quintal da casa dos meus tios, onde sempre fui bem acolhida (graças a Deus) e do qual trago lembranças incrivelmente especiais!

Lembranças em especial dos natais da minha infância com a casa cheia de parentes que mal conhecia (e continho a não conhecer direito) e familiares queridos, alguns inclusive que já moram com Deus, e claro, fazem falta, mas sei que estão em um lugar muuuito melhor! Lembro em especial da fase por volta dos meus 5 anos junto ao meu irmão que tinha por volta de 3 anos, meu primo Ricardo com a mesma idade e sua irmã Daniela que era bebê, mas já estava junto. Aquela árvore de Natal cheia de presentes, meu padrinho (pai deles) que nos levava para a praça aqui na frente para que o Papai Noel entrasse e deixasse nossos presentes... A casa cheia, aquele monte de gente comemorando... que saudade que dá!

Só pra constar que anos depois, nessa mesma praça surgiu o Esquadrão Destruidor de Macumba! No mínimo criação minha e do Ricardo, duas mentes pra lá de férteis! Ele, meu irmão, a Dani e eu saíamos para destruir as macumbas da praça, até meu irmão ia na cadeira de rodas participar da baderna!

Hoje, todos crescidos com a vida encaminhada (graças a Deus), mas isso também significa o distanciamento da família por motivos que não cabem a mim escrever e nem saber. Sinto pelos nossos primos caçulas que não curtiram essa época de ouro da família, não apenas pelos presentes, mas pela presença, a casa cheia e a oportunidade para reencontros!

Mais uma vez, Feliz Natal a todos! Que o teu coração seja uma excelente manjedoura para o Menino Jesus! Aproveite o dia, um feriado no meio da semana, comemore à tua maneira com quem é importante para ti! 

domingo, 22 de dezembro de 2019

Post aleatório - noite sem energia

"Deixa ir, tire o peso dos seus ombros pra seguir..." ?

Saber que é sexta-feira já é tudo de bom, mais ainda que estou de férias!!!! Duas semanas de férias coletivas com a graça de Deus!

Vou viajar? Claro que não!

Vou reformar a casa? Claro que sim!!
Semana passada comecei a passar massa corrida por dentro, já passei na sala e fiz uns "remendos" no corredor, assim como uma parede de cimento queimado que finalizo amanhã se Deus quiser!

Acabou a energia nesse trecho da rua há mais ou menos 1 hora, escuto caminhões subirem, pessoas conversando, caminhando e aquele clima de férias
no ar! Que maravilha!!!

Esse é o ruim de estar sem internet no cel... não posso dormir porque não mandei a oração da noite, vamos esperar mais um pouco então...

Vamos aos planos para a decoração de de casa:
Devido à grande influência da minha mãe e identificação pessoal, tudo aqui vai ter um toque retrô, rockabilly e levemente urbano... As paredes serão cinza médio, com uma parede amarela no quarto da minha mãe e outra violeta no meu, inclusive penso em um cinza mais escuro aqui. Um sonho de consumo desde o primeiro ano da facul de Design são os pendentes!! Preto para o meu quarto e sala, amarelo para o quarto da minha mãe e cozinha!

Pretendo comprar pelo menos a parte do armário da cozinha que falta e talvez até um pedaço de parede com aqueles maravilhosos azulejos retrô! Se não na cozinha, em parte da lavanderia!

Agora o lado de fora, aí não consigo sozinha... tem bastante coisas para corrigir na parede que envolvem um conhecimento "pedreirístico" que não tenho!




quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

MUDANÇA DE RUMO

Cheeeeeega de falar sobre paranoias, desprezo, revoltas e afins! Vamos falar sobre algo que simplesmente AMOO desde o Ensino Médio, tanto que foi a minha segunda graduação: Decoração de Interiores!!

Inclusive, estou reformando a minha casa, mas não da forma "chique" como todos pensam ao ouvir essa palavra, mas eu literalmente estou reformando, colocando a mão na massa (corrida e acrílica) para fazer porque não sobra grana para pagar alguém, então, farei o que conseguir com fotos do antes e depois!

Há  anos consegui comprar essa casa pela graça de Deus e intercessão de Nossa Senhora! O único cômodo grande é o meu quarto, os demais, parecem fazer parte de uma casinha de boneca, do jeitinho que eu queria! Agora imaginem... uma designer de interiores que acabou de se formar, compra uma casa inteira branca?! Viajei e viajo demais com sonhos de decoração, mas de início, fiz o essencial, só agora posso melhorar algumas coisas por aqui economizando ao máximo!

Comecei pelo portão que estava feio pra caramba! O processo de lixar e pintar durou cerca de 1 mês e meio de trabalho intenso todos os finais de semana, desde cedo até umas 22h! O pessoal da rua passava, comentava, conversava e então finalmente conheci alguns vizinhos! (Bell sendo Bell) Aí estendi para as janelas, retoquei a fachada com um tom de roxo semelhante ao que estava "Sol da Meia Noite", pintei parte do muro de um verde bandeira e pretendo finalizar quando as chuvas diminuírem.






Até a próxima meus amigos!