domingo, 4 de julho de 2021

Dia de Santa Isabel

Santa Isabel Rainha e o milagre das Rosas 🌹


Isabel foi provada como santa. Num dia recolheu um mendigo leproso aos seus aposentos reais, curando suas feridas. Seu esposo, Rei Dom Diniz, avisado por um criado, correu a repreendê-la. Entrando no quarto, o próprio rei vê que o rosto do mendigo tomava a face de Jesus, e mais uma vez o rei pede perdão à Rainha Santa.

A fama da santidade de Isabel já tomava conta do reino todo. A ela corriam todos os pobres e tudo o que a rainha possuía ela distribuía entre eles. Descia com o avental cheio de moedas e alimentos. Fundou orfanatos e construiu muitas igrejas. Frequentemente o esposo, Dom Diniz, repreendia sua generosidade. Até que um dia a proibiu de descer ao pátio com os pobres e ajudá-los.

Então Isabel escolhia os dias que o rei saía em viagens e caçadas para reunir seus pobres e distribuir dinheiro e alimentos às ocultas. Foi numa dessas ocasiões que aconteceu o agora famoso “Milagre das rosas”.

Aproveitava Isabel a saída do rei para recolher os pobres e partilhar o seu pão. Era inverno e não havia nem flores nem ramos verdes no jardim. Isabel caminhava pelo pátio com o avental e o manto cheio de pães quando é avisada por suas damas que o rei retornava pelo mau tempo. O rei então a surpreende pelo caminho e pergunta:

–  “O que tens no seu colo Isabel? Quero a verdade!”

– “São rosas… rosas… meu senhor”, diz a rainha.

O rei sorri ironicamente, olhando o jardim seco pelo frio e diz:

– “Rosas, com esse inverno?”

– “Sim, são rosas”, disse a rainha.

– “E eu não posso ver estas rosas, talvez a rainha queira ofertar ao rei uma delas. Elas são tão raras no inverno…”

As criadas empalideceram pois acharam infantil demais a resposta de Isabel. O rei agora iria castigar a mentira. Então Isabel serenamente abre seu manto, dizendo:

- “Veja, meu senhor, são rosas, perfumadas e muito belas!”

O rei, as criadas e todos compreenderam que um grande milagre acontecera. E todos ficaram num grande silêncio.


Se alguém já suspeitou em quem minha mãe se inspirou para escolher meu nome, suspeitou certo!

Deus escolheu Santa Isabel para ser minha intercessora desde antes mesmo que eu estivesse completamente formada!!

Minha mãe tem útero bicorno (dividido em dois) e pela medicina não poderia completar uma gestação. Quando chegou grávida de mim, os médicos disseram que ela abortaria, então ela foi na Paróquia Santa Isabel e fez uma promessa que, se nascesse menina e perfeita (saudável) teria o nome dela!

Saindo da igreja, ela foi encontrada por uma jovem de cabelos claros que lhe presenteou com um enorme buquê de rosas brancas e cor de rosa, beijou e acariciou sua barriga, dizendo que estava esperando uma menina, um anjo que a ajudaria muito!

Detalhe, o útero que não poderia gerar nem um, gerou dois, um deles já é anjo (meu irmão)!


Nenhum comentário: