terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mais um retiro *-* s2




Mais um post contando algo... Dessa vez o tema é: JCR!!

Um retiro maaaravilhoso que participei nesse findi, curti pra caramba, aprendi e chorei horrores!!

Acredito que, por mais que você participe de diversos retiros como encontrista/ retirante, ao contrário do que muitos falam, não cansa, pelo contrário! Cada retiro é uma nova experiência e o que ouvir ali vai tocar em algum ponto do teu coração de acordo com tua situação emocional no momento!

Pregadores maravilhosos, um momento melhor que o outro, toda aquela atmosfera de encontro com Deus, louvor e adoração, além das amizades e da dedicação de tooooda aquela equipe que Deus fez de instrumentos para realizar Seu sonho para nós!!! *-*

Apenas digo que ouvi coisas muito legais a meu respeito de dois pregadores que olharam pra mim e falaram do nada! 

Confesso que no começo estranhei muito ver aquele local de retiros organizado de outra forma porque há 2 meses estava no TLC ali, não desejei ir embora em momento algum, mas estranhei!

Detalhe para minha fama de "matraca" já na sexta! Todos os encontristas sabendo que falo pra caramba, pois meus amigos fizeram questão de avisar e inclusive me podavam lindamente quando pegava o microfone, e, ao contrário do que parece, me divirto com isso!

Sim, o post ficou curto, mas prefiro não escrever muito sobre retiros, afinal, "tudo está previsto!

o/

Quando Deus prepara...

"Powts Bell, mas teu blog tá virando um canal de testemunhos, que coisa chata!" "Ow Bell, pára com isso, que ninguém está interessado!"

Tudo bem, eu estou! Sou blogueira há... uns 10/11 anos, desde que terminei a escola e nunca escrevi ou publiquei qualquer coisa para agradar ninguém! Nem divulgo meu blog geral, pois tem algumas coisas, diga-se, alguns posts levemente pessoais que não quero que algumas pessoas em especial vejam... E sim, pareço ser meio ignorante, mas nem sempre tenho intenção! ^^' Eeeenfim... vamos lá!

Acho que já comentei que saí do meu antigo trabalho em uma agência de publicidade após 4 anos e meio buscando uma oportunidade de mudança de área na publicidade. Após algumas entrevistas frustradas, especialmente a que fiz em uma editora de livros de Psicanálise #abellpira e desanimei por não ter conseguido...

Sempre disse à minha mãe, tia e alguns amigos que Deus preparou um lugar muito especial para mim e que nesse lugar já teria uma mesa esperando por mim... Há umas duas semanas, desanimada já sem saber em qual site me cadastrar ou para onde mais mandar currículos, "resolvi" (resolvi nada, foi Deus quem me inspirou!) procurar no Google agências de publicidade em Mairiporã... Já tinha procurado antes e não achei, mas dessa vez achei e, mesmo sem saber se a agência de fato existia mandei o currículo já sem esperança, tanto que até esqueci!

Dias depois recebi um e-mail me chamando para uma entrevista há uma semana e lá fui feliz da vida pela localização... Antes da entrevista fui até a igreja matriz, ajoelhei perante o Santíssimo e conversei muito com Jesus "de perto"... Algumas senhoras limpavam a igreja, perguntei se o cara que tinha saído quase junto comigo era um padre de lá porque o reconheci pela voz e começamos a conversar... Comentei com ela da entrevista, ela me abençoou dizendo que ia dar tudo certo que Nossa Senhora ia abrir meus caminhos... Recebi uma mensagem avisando que a entrevista seria em 1h30, então fui ler em outro lugar que conhecia por ali...

Lá um senhor pediu dinheiro para comprar leite para o neto, dei um trocadinho, ele perguntou se eu estava descansando, comentei da entrevista, ele me abençoou e disse que ia dar certo! Saí de lá rezando mais ainda e pedi a Deus um sinal se era ali o local que Ele preparou...

A entrevista foi fantástica, super dinâmica, tipo, a profissional que eles precisam no momento em que precisam! Fiquei boquiaberta quando meu mais novo patrão disse que a minha mesa já estava guardada! o__O

Uma semana depois, hoje, participei da primeira reunião, deixei meus documentos na contabilidade e segunda começarei!!

Hoje, como de costume, fui rezar na casa do Pai. Logo que entrei na igreja a mesma senhorinha da semana passada perguntou se tinha conseguido o emprego! (Como ela lembrou de mim?! o_O) Contei a ela que já me abençoou novamente e disse que o pregador do grupo de oração de ontem profetizou sobre a porta de emprego aberta para uma mocinha que estava sentada lá na frente/ lado, ou seja, eu!

Participei da reunião, até opinei, conheci mais dois companheiros de trabalho, o local do exame de admissão... Rá!! Já conheci mais 3 lugares em Mairiporã hojeee!!! Na volta encontrei uma grande amiga de lá, Cleusa, contei as novidades, quando ela desceu do ônibus outro amigo de caminhada dos tempos de treinos de vôlei na escola se ajeitou perto no corredor, comentei com ele meio que por cima, mas o melhor foi a mulher que estava sentada na frente! Assim que chegamos na rodoviária ela pediu desculpas por se intrometer, mas ela falou para eu acolher essa graça que era minha! Que "não poderia dar certo" e sim que "Já deu certo"! o_O

Ahh! Esqueci de comentar que nas cadeiras de espera do banco, um homem do nada começou "Não mudou o início Deus escolheu você...", eu continuei e sem perceber cantamos juntos a música mais especial para mim no retiro: "Raridade" (Anderson Freire) que foi meu "acorda pra vida" quando percebi o que Deus queria trabalhar em mim ali!! *-*

Genteeeee!!! Justo em Mairiporã!! No centro da cidade, perto da igreja matriz e da praça do sopão!!! JUSTO EM MAIRIPORÃ! Deus vem traçando há um bom tempo minha ligação com essa cidade! o____O

Começou no Natal quando fui com alguns amigos e o padre Luizinho na casa de uma família, os pais do Luciano, vizinhos da Cleusa e lá a conheci com a Gi. Elas e mais alguns jovens do grupo foram na nossa Cristoteca e claaaaro que eu não lembrei, depois teve o retiro de carnaval com essa galera de Mairiporã, o TLC que fiz com o grupo deles e boa parte deles trabalhou lá, vez por outra participo do grupo com eles e vou trabalhar lá!

Ooow glória!!! Abraçar a graça, dar o melhor de mim nesse emprego e crescer junto à agência, mas não para ser elogiada, claro que um elogiozinho não faz mal a ninguém, mas em especial para glorificar a Deus testemunhando o que Ele preparou para mim!!

Simplesmente a pessoa certa no momento certo porque Ele preparou!!! *-*

domingo, 12 de outubro de 2014

O segredo das amizades que duram

O que faz com que as pessoas virem amigas? E por que algumas amizades duram e outras não? Um artigo do site Psychology Today reuniu alguns estudos que trazem bons esclarecimentos sobre o tema. Os pontos principais, bem práticos, estão listados a seguir:


Condições para começar uma amizade
Além de alguns fatores básicos, como ter contato com a pessoa com alguma regularidade (afinal, assim temos mais chance de conhecê-la melhor e aprofundar nossos laços) e ter coisas em comum, dois aspectos são fundamentais para que se passe do posto de conhecido para o de amigo:

1. Disposição de se abrir.  
Segundo Beverley Fehr, pesquisadora da Universidade de Winnipeg e autora do livro “Friendship Processes”, o que determina que passemos de meros conhecidos a amigos é a disposição de se abrir e revelar coisas mais pessoais ao outro – e isso precisa vir dos dois lados. “Nos estágios iniciais da amizade, isso tende a ser um processo gradual. Uma pessoa aceita o risco de revelar uma informação pessoal e ‘testa’ se a outra faz o mesmo”, diz ela. Aqui, a reciprocidade é essencial para a coisa funcionar, porque leva a outra condição importante:

2. Intimidade.
De acordo com a pesquisa de Fehr, pessoas com boas amizades envolvendo o mesmo sexo têm uma boa compreensão do que envolve a intimidade: elas sabem se abrir e expressar suas emoções, sabem o que dizer quando o amigo lhes conta algo e respeitam os limites – entendem, por exemplo, que sinceridade não significa falar tudo o que lhes vêm à cabeça, especialmente no que se refere a opiniões sobre a vida e os gostos do outro. Até porque outras condições apontadas foram aceitação, lealdade e confiança. Essas qualidades foram consideradas mais importantes do que ajudas práticas, como emprestar dinheiro.

Por que algumas amizades duram e outras não?
Ok, entendemos o que dá aquele pontapé inicial às amizades. Mas há outro fator, descoberto pelas psicólogas sociais Carolyn Weisz e Lisa F. Wood, da Universidade de Puget Sound, em Tacoma, Washington, que é fundamental para fazer com que as nossas relações durem: o apoio à nossa identidade social. Em outras palavras, procuramos amigos que entendam e validem a ideia que temos sobre nós mesmos e sobre o nosso papel na sociedade ou grupo de que fazemos parte – o que pode estar associado à religião, etnia, profissão ou mesmo participação em algum clube.

Para chegar a essa conclusão, elas acompanharam um grupo de estudantes universitários por anos durante toda a sua graduação, sempre pedindo a eles que descrevessem níveis de proximidade, contato, apoio geral e apoio à identidade social que sentiam em relação a amigos do mesmo sexo. A conclusão foi que todos esses fatores ajudaram a predizer se a amizade seria mantida ou não. Mas um único fator pôde predizer quem seria elevado à posição de melhor amigo: a pessoa, nesses casos, era parte de um mesmo grupo (fraternidade, time etc.) ou pelo menos apoiava e reafirmava o papel do amigo dentro desse grupo. Um cristão podia ter como melhor amigo alguém que não tivesse religião, desde que esse amigo apoiasse sua identidade como cristão. E, como temos vários papeis na vida, é mais provável que nosso melhor amigo esteja ligado ao papel que é mais importante para nós, que melhor representa a nossa identidade.

Por que escolhemos assim os amigos? Segundo o estudo, além de isso estar relacionado a níveis maiores de intimidade e compreensão, também envolve o aumento da autoestima. Esse senso de identidade que influencia até o comportamento de viciados em drogas. Outro estudo de Weisz concluiu que as pessoas eram mais propensas a se livrar de seus vícios depois de três meses quando sentiam que seus papéis sociais e senso de identidade entravam em conflito com o uso de drogas.
“Nossas identidades sociais são tão importantes para nós que estamos dispostos a ficar com as pessoas que apoiam a nossa identidade social e nos afastar daqueles que não fazem isso. Podemos até mudar de amigos, quando os antigos não apoiam nossa visão atual de nós mesmos”, diz o artigo do Psychology Today. “A sabedoria popular diz que escolhemos os amigos por causa de quem eles são. Mas acontece que nós realmente os amamos por causa da maneira como eles apoiam quem nós somos.”


Como manter a amizade
De acordo com Debra Oswald, psicóloga da Universidade de Marquette (em Wisconsin, EUA), que estudou o relacionamento entre voluntários que estavam no ensino médio e seus melhores amigos, há quatro comportamentos básicos necessários para manter o vínculo – que valem para todo mundo, não importa se você tem 15 ou 70 anos.

Os dois primeiros são pontos que exploramos bastante até agora: tomar a iniciativa de se abrir e apoiar nossos amigos. O terceiro ponto é a interação. Não importa se o amigo é seu vizinho ou mora em outro continente: você precisa estar em contato com ele, seja escrevendo, conversando ao telefone, visitando. Felizmente, com a internet, a proximidade física tem pouco efeito sobre nossa capacidade de manter uma amizade.

Por fim, é importante ser positivo. Precisamos nos abrir com nossos amigos, mas isso não significa que está tudo bem ficar choramingando por horas e só ver o lado negativo de tudo. É claro que faz parte de ser amigo segurar a onda durante os perrengues da vida, mas, no final das contas, a intimidade que faz com que uma amizade prospere deve ser algo agradável e que faça bem para os dois lados.



(Fonte: superimteressante.com.br)