segunda-feira, 22 de abril de 2013

A relação entre fezes e o dinheiro


((Agora vamos a um assunto que decididamente AMO: Psicanálise!!! *-* Este artigo foi escrito pela minha queridíssima dra Suely, psicanalista e colunista do Portal da Lucas - site que eu gerencio o conteúdo. Linda, ela ainda pediu sugestões para mim, magina se eu não sugeri Freud? *-*))

Para a psicanálise existe sim uma relação simbólica entre as fezes, mais precisamente a fase anal da evolução da criança e a relação que um indivíduo mantém com o dinheiro. Isto é, no caso da criança em sua fase anal,  esta corresponde à etapa do desenvolvimento em que ela retém as fezes, (ou seja,1) defecação expulsão corresponde a doar algo para a mãe, (2) defecação retenção corresponde a recusar dar algo para a mãe.

Segundo Freud, este período  corresponde à segunda fase da evolução libidinal, ou seja, aproximadamente entre os dois e os quatro anos de idade. É a fase da  vida da criança em que esta se preocupa com os sentimentos e emoções agradáveis relacionados com o ânus e com os processos de retenção ou expulsão de matérias internas (fezes) sentidas como objetos incorporados seus. É um controle esfincteriano.

É dito popular dizer que o dinheiro é sujo, ou seja, desde há muito o homem associa fezes a dinheiro.
É necessário levar em conta que as fezes constituem um dos primeiros produtos do ser humano, que a criança imagina como sendo uma boa obra inteiramente sua, um tesouro exclusivamente seu que ela pode presentear a mãe ou pode retê-las, negando-se a dar. Daí o termo muitas vezes usado por certas mães mais humildes, de dizer que a criança obrou,no sentido de que a criança produziu algo, uma obra sua.

A criança possui certo domínio sobre a sua produção ou não-produção das fezes; sobre sua decisão de excreção, doação ou retenção dos excrementos.

Para muitos psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, por exemplo, na fase anal em que a mãe repreende sempre a criança que defecou, durante o treino da higiene íntima, esta mãe pode estar desencadeando nesta criança, uma tendência a  ela  reter as suas fezes, com crises de ansiedade exacerbada. Muito provavelmente esta criança se tornará um adulto com obstipação intestinal (prisão de ventre)e muita ansiedade.

Analogamente, o indivíduo adulto com fixação na fase anal pode vir a lidar com o dinheiro da mesma forma que lidava com as fezes, excretando de forma indiscriminada, por exemplo, apresentando freqüentes episódios de diarréia, fazendo doações e gostando de presentear as pessoas, da mesma forma que presenteava a sua mãe; ou retendo o dinheiro, escondendo dos outros a sua poupança, como um entesouramento que lhe confere poder, tornando-se um indivíduo muito econômico e às vezes avarento.

(Por Suely Bischoff Machado de Oliveira)

Um comentário:

Mr. Quinzel disse...

Hmmmm, é tipo um prazer em cagar, da mesma forma como se caga dinheiro gastando, acho que entendi! XDDD

Só troquei mentalmente a palavra "fezes" por merda, que teoricamente significa a mesma coisa, segundo estudos que fiz sobre palavrões que publiquei no blog do Tio!

Grande Abraço futura Psicanalista!
o/