domingo, 22 de março de 2009

Sócrates

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
Conhecemos seus pensamentos e idéias através das obras de dois de seus discípulos:
Platão e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.
Sócrates não foi muito bem aceito por parte da
aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. ((Inclusive, no filme que assisti, ele questiona se um deus grego faria utilidade da galinha que um homem oferecia, se valia a pena oferecer uma galinha pedindo por sua vida particular))
Em função de suas idéias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC ((Eu quase chorei quando ele morreu! ç.ç)).

((Sócrates levava as pessoas à contradição! Era como se conduzisse o raciocínio delas de tal maneira que chegassem à conclusão que ele queria, ou melhor, que caíssem em contradição, fazia-os pensar! Amei isso!))

Um comentário:

Anônimo disse...

A elite não aceita que ninguemm mude suas ideias, o que aconteceu com Sócrates, acontece ainda hoje, só que de um jeito diferente, ao inves de morte e prisão.