terça-feira, 3 de abril de 2018

Terminar é mais difícil para eles (azar o deles)

O senso comum de que mulheres buscam um relacionamento estável de forma mais incisiva do que os homens também diz que, na hora de terminar esse relacionamento, elas também são mais diretas. “De maneira geral, as mulheres quando querem terminar um relacionamento têm mais facilidade de deixar isso bem claro para o parceiro. O homem prefere enrolar ou provocar a mulher até que ela tome a atitude por ele”, afirma a psicanalista Ana Claudia Ferreira de Oliveira.
Mas o que leva alguém que não quer mais estar em um relacionamento a preferir sabotá-lo a conversar sobre o fim? “Talvez haja uma diferença porque o homem não lida bem com os seus sentimentos de dependência e tem esse papel de ser o provedor, o que cuida. Ele pode subestimar as mulheres e por razões suas considerá-las frágeis”, diz o psiquiatra Márcio Pinheiro. “Eles querem sempre agradar as mulheres na tentativa de `saírem bem na foto´ com todas, e evitarem ter que lidar com os sentimentos despertados na mulher pelo término da relação”, avalia Ana Claudia.

Quem ajudou a arquiteta Júlia Barros a entender que seu namorado estava usando todas as armas – menos a conversa – para terminar o romance foi a amiga e também arquiteta Renata Mendes. “Isso já me aconteceu tanto que me considero especialista no assunto”, diz. Como “expert”, a amiga de Júlia diz o que os homens podem fazer de pior nessa situação: “O mais humilhante é alguém com quem você dividiu sua vida simplesmente desaparecer. Deixar de atender ligações, de te procurar. É uma grosseria e machuca muito. Mas é bem comum”.

Apesar de ser doloroso e pouco respeitoso, o método de “implosão” do relacionamento adotado por muitos homens acaba dando o recado mais cedo ou mais tarde. “No fundo nós sempre sabemos ou sentimos quando somos queridas ou desejadas, mas muitas vezes temos medo de encarar isso e tomar a atitude de romper com aquele relacionamento”, diz a psicanalista Ana Cláudia. Ou seja, a parceira acaba percebendo e o relacionamento uma hora acaba. Mas o custo emocional é altíssimo. A falta de clareza e honestidade nos relacionamentos pode comprometer também a parte boa. “Quem está sendo rejeitado sempre sabe. O perigo é a pessoa por razões pessoais se sentir rejeitada quando isso não está acontecendo. Ou pior: provocar a rejeição”, afirma o psiquiatra Márcio Pinheiro.

Nenhum comentário: