sábado, 23 de abril de 2016

Picologia da Atração

Psicologia da atração: o que nos une às pessoas que amamos

Psicologia da atração: o que nos une às pessoas que amamos
Se pararmos um momento para pensar sobre o que nos atrai nas pessoas que amamos, surgirão muitas questões. O que nos aproximou do nosso parceiro? O que nos ajuda a sustentar esse relacionamento? Porque somos amigos? Por que nos apaixonamos?

Provavelmente não conseguiremos responder estas perguntas de maneira correta, porque normalmente o afeto surge sem que percebamos. No entanto, a psicologia social nos aponta alguns dados sobre os ingredientes psicológicos que promovem a atração.

Aristóteles disse que “a beleza pessoal é uma recomendação melhor do que qualquer carta de apresentação”.
 mulher-com-mascara-de-flores-azuis


Três ingredientes da fórmula da atração
Para entender a química psicológica que nos une às pessoas que amamos, encontramos três ingredientes principais que nos fazem sentir atraídos por elas, vê-las com bons olhos e nos sentirmos emocionalmente próximos.

1- A proximidade: a convivência favorece o amor
Antes que uma relação comece, é necessário que duas pessoas estejam próximas. Estar perto de alguém e senti-lo presente em nossas vidas nos faz sentir um grande carinho por ele.

Segundo os estudiosos, no início de um relacionamento é muito importante a proximidade física, porque ela promove uma sensação de familiaridade e segurança e nos faz sentir à vontade com as pessoas ao nosso redor.

Essa resposta emocional é devido ao efeito de exposição, o que nos ajuda a determinar o que é familiar, seguro, acessível e desejável. Em outras palavras, com o passar do tempo, a simples presença dessas PESSOAS nos faz sentir “EM CASA”.


2- Atração física: comece a amar alguém e o achará mais bonito
Não é somente a proximidade física e emocional; também é necessária a combinação de outros ingredientes, como a atração física, para materializar a união de duas almas.

O aspecto físico não é o único ingrediente que é levado em conta para que aconteça uma atração física. A sinceridade, a inteligência e a personalidade das pessoas nos afetam positivamente. Existem alguns estudos que demonstram que a aparência física não é o mais importante.

Pode ser desconcertante, mas o aspecto físico nos afeta em um primeiro momento, quando conhecemos alguém. Isto porque através do aspecto físico avaliamos se a pessoa é feliz, sensível ou sociável. Neste sentido, quanto mais atraente é a pessoa, mais qualidades psicológicas lhe atribuímos. (este fato chamamos de efeito halo).

Isto pode parecer injusto e mesquinho, mas na realidade não é. Por quê? Porque conforme conhecemos uma pessoa e gostamos de conviver com ela, notamos menos imperfeições físicas e a atração física aumenta.

(A mente é maravilhosa)

Nenhum comentário: