segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sem estresse no trabalho (Hakuna Matata)


O estresse no trabalho ou em qualquer outro ambiente é uma condição de fadiga, produto de uma sobrecarga. O que causa estresse em uma pessoa pode ser encarado com humor ou como um desafio motivador por outra. Mas, às vezes, precisamos de dicas para evitar a ansiedade e a sobrecarga emocional no ambiente profissional.

Costumamos relacionar o estresse no trabalho com a necessidade de ganhar mais dinheiro, medo de perder o emprego, relacionamentos com os colegas, estrutura e sistemas da empresa, falta de oportunidades de realização e sucesso pessoal através de uma promoção, excesso de competitividade ou mesmo um chefe mal humorado...
Segundo o psicólogo Bento de Almeida Prado, psicanalista especializado em desenvolvimento organizacional, esses fatores que causam estresse parecem, para a pessoa que dele padece, estar fora do seu alcance.
"Todas essas coisas acabam situadas nas mãos de outro ou de outra coisa. A pessoa estressada percebe-se impotente para dar conta daquilo que a faz sofrer, sente-se submetida ao incômodo e acredita que suas atitudes não irão resolver sua questão", afirma Prado, que também é consultor de empresas, cofundador e diretor da Oìkos (Residência e Atividades para Pessoas Especiais) e diretor técnico da Seta - Projetos de Desenvolvimento.

Prado dá 10 dicas para você afastar o estresse no trabalho:

1. Não considere os sintomas como inimigos, a dor tem a função de expor problemas
Os primeiros sinais do estresse tendem a ser discretos, ganhando força quando não são tratados. Os sintomas de estresse costumam ser falta de vontade, cansaço, desmotivação, esquecimentos, irritação, agressividade, desânimo, baixa resistência imunológica, insônia, gastrites, alterações na pressão sanguínea entre outros. Os sintomas mostram que você talvez precise lidar com essa situação de alguma maneira e, se não estiver conseguindo talvez precise buscar ajuda especializada. Os sintomas são importantes, são porta de entrada para o esclarecimento das nossas questões não trabalhadas.

2. Assuma os cuidados em relação aos seus problemas
Os agentes causadores do estresse parecem estar fora do controle da pessoa que dele sofre. O primeiro passo para reduzir o estresse é assumir os seus problemas e buscar as suas soluções. Uma situação continuada de estresse afeta as interações da pessoa com o mundo, constrange a dimensão do humano. A qualidade de vida decai, as interações no trabalho, na família e na sociedade tornam-se pobres.

3. Não se renda à banalização do estresse: preserve seu estado de espírito
O estresse excessivo não é uma condição normal. Um estilo de vida que cultive este estado causará mais prejuízos que benefícios. Na medida em que nossa sociedade pontua as questões de estresse nos sintomas e as trata por meio de fórmulas, soluções de moda e utopias, não são consideradas as causas e sim os efeitos, as manifestações da fadiga tendem a se tornar crônicas e evoluir em suas manifestações.

4. Assuma que falar é diferente de remoer pensamentos, expor suas questões a alguém preparado para escutar é meio caminho andado
Pode ser um amigo, um colega ou uma pessoa da empresa disposta a escutar. No entanto, se a situação persistir, considere procurar ajuda especializada, como a de um psicólogo.

5. Defina quem é o dono do seu trabalho e de seu destino
A partir do momento em que você assumir a responsabilidade em suas questões estará a caminho de reduzir o estresse em sua vida.

6. Considere que a cura é fruto de uma transformação pessoal
O mundo não vai mudar para que você fique menos estressado. Quem precisa mudar é você, sua perspectiva. A sobrecarga de uma situação é percebida subjetivamente. O inferno é pessoal, o resto é efeito de massa.

7. Considere que as expectativas teóricas levam a frustrações reais
Imaginar, por exemplo, que trabalhar excessivamente, mais do que sua mente e corpo conseguem aguentar, é garantia de um aumento de salário ou de uma promoção é teoria. Se isso não acontecer, a frustração será real e o desgaste também.

8. Saia da posição de vítima
Culpar a empresa, o governo etc., não vai resolver o problema. Se uma situação está ruim, quanto mais ativo você for, menor o nível do estresse.

9. Saia da posição de escravo, conquiste seu trabalho
Por que você trabalha? Qual a sua real motivação? Nossa moderna sociedade pragmática normalmente gera soluções onde as coisas se resolvem por meio do sucesso colado ao consumo e ao imaginário. É fundamental não se esquecer que é por meio do trabalho que o humano constrói o entendimento: viver, entender e prosseguir num plano mais refinado. As pessoas necessitam de interlocução, e neste sentido profissionais preparados para uma escuta de qualidade são fundamentais no encaminhando da questão do estresse e devem ser buscados prontamente quando condições de sofrimento surjam.

10. Construa sua paz a partir de seu próprio espírito
Os cuidados com o estresse devem contemplar o entendimento dos efeitos imediatos do sofrimento e a atenção às questões subjetivas, para que a pessoa ganhe propriedade na gestão de seu corpo e espírito.

(yahoo.com.br)

((Eu tô de fériaaaaaas!!!!! Mas sem dúvida este seria o tipo de texto que publicaria, ou melhor, vou publicar no flash do Portal! Bem... acho que sou uma pessoa meio irritante no trabalho, a máxima expressão do "pouco caso" quanto ao "diz que diz", fofocas e afins! Aquela pessoa que passa boa parte do dia sentada com perninhas de índio, curtindo um som (no fone, lógico) em alto e bom tom, às vezes tamborilando os dedos no ritmo da música, completamente alheia ao ambiente em si. Como diria uma queridíssima ex-companheira de trabalho, pode cair um meteoro aqui e a Bell morre ouvindo Daughtry! Bem por aí... tranquila, não entro em conversas que não sou chamada, alguém quase imperceptível, mas mexa nas minhas coisas pra ver!!!! Tire minha Bic preta debaixo do meu teclado, pegue meus talheres ou xícara!!! Se intrometa no que estou fazendo!!!! ¬____¬  Fériaaaaaas!!!!!))

Um comentário:

Unknown disse...

nossa, estou precisando deste hakuna matata no meu TCC, seguirei estas dicas o quanto puder

mas vc não tinha falado que tem um amigo que fez cênicas não, ou se falou não me lembro
onde ele fez??