domingo, 16 de setembro de 2012

Amigas para sempre… Oh wait!!


Você tem uma super melhor amiga? ((Nãaao! Tenho grandes amigas!!!))


Amizade é um lance incrível. Muito bom contar com duas ou três pessoas especiais com quem a gente pode dividir problemas, alegrias e um pedaço de bolo de chocolate no meio da semana (porque ninguém merece sair da dieta sozinha). Muito bom ter com quem tirar dúvidas sobre a carreira, pedir ajuda para esquecer aquele ex que não vale nada, mas de quem a gente morre de saudades, ou compartilhar a última fofoca sobre um desafeto em comum.

No entanto, como tudo mais que envolve o ser humano, a amizade não é uma ciência exata. Por vezes, as coisas saem bem diferente do que nós imaginávamos e as pessoas acabam se chateando. Pode ser uma frase fora de lugar, mau jeito na hora de dar uma bronca, ou mesmo falta de atenção com o outro por causa de uma semana corrida no trabalho ou porque o namoro novo tem consumido grande parte do tempo livre. O motivo importa pouco, desde que as coisas sejam resolvidas logo. Esse é o tipo de situação em que a passividade dos envolvidos só piora as coisas. Nada a ver ficar esperando que o outro adivinhe que está em falta ou deu mancada. Algumas pessoas são mais distraídas do que outras e o que é muito importante para você talvez não seja para mim. Então, se o cenário atual não agrada, abra o jogo o quanto antes.

Se foi você quem deu a bola fora, a primeira coisa a fazer é hastear a bandeirinha branca e pedir desculpas. Aí você vira para mim e diz cheia e ironia. “Jura? Isso nunca tinha passado pela minha cabeça.” Eu sei, pode parecer óbvio, mas assumir, verdadeiramente, a responsabilidade pela crise na amizade é um dos passos mais difíceis. Porque não adianta nada ir se desculpar se você estiver na defensiva, com quatro pedras na mão, pronta para revidar a qualquer comentário. É preciso estar de braços, coração e ouvidos abertos ao que o outro tem  dizer. Não se trata de escutar calada os desaforos e cobranças que podem vir à tona em momentos como esse. Mas manter em mente que o objetivo do encontro não é mostrar quem tem razão ou quem é vítima e carrasco e sim acertar as coisas, resolver o problema e voltar as boas com alguém de quem você gosta muito.

No caso em que você foi a pessoa prejudicada vale a pena avaliar até que ponto o motivo de tanta chateação faz jus ao gasto energético e desgaste emocional de se indispor com uma amiga. Em 90% dos casos um puxão de orelha bem humorado seguido de um “espero que isso nunca mais se repita” dão conta do recado. Se a falha for recorrente marque um café, ou uma cerveja se vocês forem adeptas de uma boa botecagem, e seja honesta. Intimidade para isso vocês, supostamente têm. Ninguém é perfeito, muito menos você e sua amiga. Então convém temperar seus relacionamentos com doses consideráveis de generosidade, porque sem ela nem as parcerias no jogo de buraco sobrevivem. Fica a dica dada no parágrafo acima, resolver a situação é mais importante do que descobrir de quem é a culpa.

Veja bem, estamos falando aqui de “delitos” leves. Coisas que se resolvem com uma boa conversa e um bocadinho de paciência. Porque algumas atitudes são bem complicadas de entender e quase impossíveis de explicar. Ficar com ex-namorado da amiga, por exemplo, só se for amor de outra vida ou encontro de almas gêmeas. Caso contrário, nem pensar. Paquerar o pretê da outra também deve ser incluído na categoria “De Jeito Nenhum”. Aliás, trairagens de qualquer tipo devem ser evitadas mesmo sob tortura e, quando ocorrerem, devem ser punidas com execução sumária de TODOS os envolvidos, porque o bofe também tem culpa no cartório.

Eu acredito, de verdade, que tudo se resolve com uma boa conversa. Isso não quer dizer que vamos conseguir lidar com todas as coisas bem o bastante a ponto de podermos continuar nossas vidas como se nada tivesse acontecido. Certas atitudes deixam marcas muito profundas ou abalam demais a confiança entre as pessoas. Por vezes, a única solução possível é ir embora, romper os laços e seguir caminhos separados. Não se trata de alimentar ressentimentos ou passar anos remoendo sentimentos ruins e arrastando correntes por aí. Mas de assumir que o vaso se quebrou de tal forma que é, simplesmente, impossível colá-lo.

Não estou falando de desejar coisas ruins para o outro, mas de desejar ser feliz sem o outro ao lado. Porque as amizades, como tudo mais na vida, também terminam. Isso não quer dizer que falhamos. Quer dizer apenas que a partir daquele ponto os caminhos se separam. Isso acontece naturalmente na maioria dos casos. Quando a vida trata de afastar o que não faz mais sentido estar junto. Mas por vezes são nossas atitudes que determinam o término das relações. Do segundo jeito dói mais, é verdade. Mas ele precisa ser encarado com a mesma naturalidade do primeiro.

(yahoo.com.br)

8 comentários:

Anônimo disse...

It's hard to come by knowledgeable people on this topic, however, you seem like you know what you're talking about!
Thanks
my webpage: Mic / Microphone

Anônimo disse...

Hey! Would you mind if I share your blog with my zynga group?
There's a lot of people that I think would really appreciate your content. Please let me know. Thanks
Also see my page: instant gagnant

Anônimo disse...

Saved as a favorite, I really like your website!
Feel free to surf my web site ... network marketing

Anônimo disse...

Hello, Neat post. There is a problem together with your website in internet explorer, would test this?
IE nonetheless is the marketplace chief and a huge
section of folks will omit your excellent writing due to this problem.
Also visit my homepage :: free web chatting

Anônimo disse...

I am actually thankful to the holder of this web page who
has shared this great article at at this place.



my page - electronic cigarette
My web page :: electric cigarette,electric cigarettes,electric cig,electric cigs,electronic cigarette,electronic cigarettes,e cigarette,e cigarettes,electronic cig,electronic cigs,quit smoking fast,stop smoking for good,kick the smoking habit,stop lighting up,quit smoking tobacco cigarettes,stop smoking the easy way,finally quit smoking now,time to stop smoking tobacco,time to quit smoking for good,get healthy without cigarettes

Anônimo disse...

Hmm is anyone else encountering problems with the pictures on this blog loading?

I'm trying to find out if its a problem on my end or if it's the blog.
Any feedback would be greatly appreciated.

Here is my weblog: Best Baby Monitors

Anônimo disse...

I have to thank you for the efforts you've put in penning this site. I am hoping to view the same high-grade content by you later on as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal blog now ;)

my web page - Resort Management Association

Anônimo disse...

Hello! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to check it out.
I'm definitely loving the information. I'm book-marking and will be tweeting this to my followers!
Superb blog and wonderful style and design.

Also visit my blog post; from this source