segunda-feira, 3 de maio de 2010

Amigos

Para VIORST (2005) a amizade quase sempre é a união de uma parte da mente de uma pessoa com uma parte da mente de outra pessoa; e as pessoas só são amigas em determinadas ocasiões.
Assim, mesmo para as pessoas que têm um, dois, ou três “melhores amigos”, aprende cedo ou tarde que as amizades, na melhor das hipóteses, são CONEXÕES IMPERFEITAS. O teste mais difícil da amizade consiste em ficar sincera e completamente ao lado do amigo nos momentos mais felizes. Sim, mais felizes e não mais infelizes. Por quê? Porque intercalados com os sentimentos de orgulho e de apoio, existem sentimentos de competição e de inveja.
Portanto, existem sentimentos contraditórios no ser humano e é destino deste, sofrer, em maior ou em menor grau, a maldição da AMBIVALENCIA. As amizades entre homens são diferentes das amizades entre mulheres, ou seja, com as mulheres, o contato físico carinhoso e a demonstração emotiva são vistos com menor grau de alarme sexual.
Assim, amizades íntimas entre mulheres, comparadas às amizades íntimas entre homens, não representam o mesmo grau de perigo psicológico. As amizades entre homem e mulher são mais raras do que as amizades entre o mesmo sexo.

Vejamos algumas categorias de amizade:

1. AMIGOS POR CONVENIÊNCIA
O vizinho, o colega de trabalho, ou um membro do grupo de revezamento no carro, etc. Aqui raramente chegamos a uma grande intimidade, nem revelamos muita coisa.

2. AMIGOS DE INTERESSES ESPECIAIS
Essas amizades dependem de haver alguma atividade ou mesmo interesse comum, ou seja, são amigos do esporte, do trabalho, da ioga, etc.. Podemos assim nos encontrar regularmente sem chegarmos a ser íntimos.

3. AMIGOS HISTÓRICOS
São amigos dos tempos idos, ou seja, há muito tempo quando a família dele morava num prédio de três andares e era muito pobre, o pai dele ficou desempregado..... Ou quando a irmã dele se casou com um dentista..... Os anos passaram cada um seguiu seu caminho, pouco tem em comum agora, mas é ainda parte íntima do passado.

4. AMIGOS DE ENCRUZILHADA
Como os amigos históricos, os amigos de encruzilhada são importantes por causa do passado, talvez fossem companheiros de quarto na universidade, talvez eles servissem juntos no exército, passaram juntas pela gravidez, pelo nascimento dos filhos, etc.

5. AMIGOS DE GERAÇÕES DIFERENTES
Como uma intimidade carinhosa terna, mas desigual, existe nas amizades que se formam entre gerações diferentes, ou seja, o mais jovem dá ânimo ao mais velho, o mais velho orienta o mais jovem, etc.
6. AMIGOS INTIMOS
É o amigo emocional e fisicamente presente, ou seja, encontrando-se, correspondendo-se, conversando ao telefone, onde são mantidas as amizades de profunda intimidade.


Escrito por Suely Bischoff Machado de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495 pela UNESP,psicanalista pelo NEPP-SP
Psico-oncologista pelo Hosp.do Câncer A.C.Camargo


((Hã hã! *pigarreia*Vejam só quem é a nova colunista do Portal da Lucas?? Ahaa! Uma psicóloga e psicanalista!!! Sim, meus olhos brilharam e cresceram como olhos de mangá quando o Ricardinho me contou sobre o que a nova colunista queria escrever! Imaginem então minha felicidade se algum dia ela escrever sobre Freud ou Jung!! *sonhando*))

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa interessantissimo !! Pra quem pensou que ser amigo é quem fica do lado nas horas infelizes, ela desmentiu... só gosstaria que ela discursasse mais sobre o assunto.
Fiquei curiosa ao ler o curriculo dela no fim, ela é psico-oncologista. Que incrivel !! Não sabia que existia. Mas deve ser uma coisa muito dificil vc ter que botar pra cima uma pessoa com câncer, eu mesma iria sofrer mais que a pessoa.