domingo, 5 de julho de 2009

Amor platônico é saudável?

Abrindo o jogo ou partindo para outra, você tem que tomar uma atitude (Vladimir Maluf)

"Você vive um amor platônico por uma mulher? Que tal enfrentar a situação?

De acordo com Léa Michaan, psicóloga, psicanalista e terapeuta de casais, “o mais saudável é quando o amor pode ser declarado e correspondido”. Se o amor precisa ser platônico, a dica dela é entender quais são as razões que levam você a conter este sentimento.De acordo com Léa, existem vários motivos para o medo de se declarar apaixonado. “Se a pessoa se sente muito aquém daquele que ama ou se a pessoa amada é comprometida, por exemplo. Ou, ainda, se está apaixonado por uma mulher que não tem acesso, como uma estrela de cinema” exemplifica ela. O primeiro passo, portanto, é descobrir primeiro os seus motivos e se é um amor possível. “Em geral, quando alguém vive uma paixão platônica, este alguém está vivendo em um mundo de fantasia e perdendo tempo de viver a vida real, portanto, o amor platônico não é saudável. Tira a pessoa da realidade”.Amores possíveisSe a mulher amada não faz ideia dos seus sentimentos, seja sincero. “É sempre bom falar a verdade, mas tenha cautela. Sonde o terreno antes de pisar nele e, na medida em que você for se sentindo mais seguro, vá abrindo seus sentimentos, mas sem assustar a moça”, aconselha a psicóloga. “Agora, se ela for dessas mulheres que gostam que lhe digam as coisas ‘na lata’ vá em frente, mas sempre dê uma sondada primeiro para não se arrepender depois.” E se ela é seu amor platônico, fica fácil conhecer o jeito dela apenas observando o seu comportamento – coisa que você já vem fazendo. Amores impossíveisSaiba enxergar se a relação não tem como dar certo. Nesse caso, a recomendação é partir para a outra. “Infelizmente, nem sempre mandamos em nosso coração”, concorda a psicóloga, mas lembre-se que é preciso sublimar um sentimento fantasioso que não tem futuro. “Parta para outra, mas não use uma mulher para tentar esquecer alguém. Isso faz mal para ambos, quem usa e quem é usado”.Eles sofreram, mas superaram..."


((Respondendo à pergunta do título; o amor não é saudável, muito menos um amor platônico! Se nem um amor possível dá certo, o que dirá um platônico?! -_-' O link da matéria para quem quiser conferir por completo, eu posteii um trecho. http://estilo.ig.com.br/noticia/2009/07/05/amor+platonico+e+saudavel+7086917.html))

Um comentário:

Anônimo disse...

O que vc disse aqui é uma verdade que infelizmente tive que aprender do pior jeito. Quando lançarem um coração artificial, vou trocar o meu por esse.