sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sonhos

Estou quase acabando de ler O mundo de Sofia, finalmente cheguei no capítulo de Freud!! *o* Foi lindo ver os ensinamentos do mestre psicanalista interpretados por Alberto, prof de filosofia da história:

"A criatividade ocorre por meio de uma delicada interação entre imaginação e razão."

"Por meio dos sonhos, nossos pensamentos inconscientes tentam se comunicar com nosso consciente."

"...todas as pessoas são artistas, afinal, o sonho é uma pequena obra de arte e a cada noite criamos novos sonhos."

Interessante saber que no Manifesto surrealista de André Breton, é afirmado que "a arte deveria ser criada a partir do inconsciente, pois só assim a inspiração do artista estaria livre para produzir suas imagens oníricas e o artista poderia buscar um "super-realismo", no qual as barreiras entre sonho e realidade fossem abolidas." ((Olha o Freud aí!! O artista deveria eliminar a censura do consciente!! Eu odiava o surrealismo, dizia que era movimento de bêbados!))
"Pesquisas recentes demonstraram que vinte por cento do tempo que passamos dormindo é preenchido por sonhos. Isto significa que sonhamos de duas a três horas por noite." ((Caraaaamba! Preciso ler mais sobre isso!))
O sonho trata de nós mesmos! É uma mistura das imagens - normalmente insignificantes - do dia anterior com momentos da nossa infância, respectivamente o pensamento onírico e oculto que resultam no conteúdo manifesto do sonho e nos pensamentos latentes do sonho. Entre os pensamentos latentes podemos encontrar a origem dos traumas e os desejos ocultos, lembrando que, para Freud o sonho é a realização de um desejo, na maioria das vezes sexual, afinal, para ele crianças recém-nascidas já têm esse tipo de desejo oculto.
Freud usava o método de interpretação simbólica dos sonhos. No qual se considera o conteúdo manisfeto e tenta-se substituí-lo por um conteúdo inteligível chegando assim aos pensamentos latentes!!
Doideira né?

2 comentários:

Sabrina Vaz disse...

Bravo!!

Continue assim linda! Inteligente!


Beijos!

Felipe Daidouji disse...

Minha Sakura linda vai ser psicanalista \^^/