segunda-feira, 15 de junho de 2009

Amor desativa o senso crítico do cérebro

"Dito popular antecede a Ciência quando diz que o sentimento é cego -->-->
O ditado popular o amor é cego é defendido com unhas e dentes quando o assunto é relacionamento. No entanto, estudos recentes comprovam que essa idéia vai muito além de um ditado popular. É o que explica o neurologista André Palmini, da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), quando o assunto é o efeito do amor no cérebro. Quando a pessoa está apaixonada por alguém, seu cérebro desativa estruturas responsáveis pelo julgamento crítico e por nos manter alerta contra ameaças do ambiente , explica o especialista.Os estudos ainda confirmam que os mecanismos cerebrais que identificam as atitudes dos outros de forma crítica são desativados. Dessa forma o apaixonado dificilmente consegue ver os defeitos e desconfiar da pessoa amada , afirma o neurologista.Hoje em dia, a Ciência dedica-se a entender o que motiva a mudança nas sinapses neuronais com o passar do tempo e o avanço da relação. Com a consolidação do sentimento, a pessoa passa a ver a outra pessoa amada de maneira muito parecida com a que vê as outras pessoas. O grande segredo da neurociência é porque as pessoas continuam juntas, mesmo com as mudanças no comportamento cerebral , afirma o especialista. "

((Sábias palavras encontradas em http://yahoo.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Amor+desativa+o+senso+critico+do+cerebro.mv

link na página inicial do yahoo))

Um comentário:

Felipe Daidouji disse...

Pra você ver como nossa mente é tão complexa. E quanto ao senso crítico, isso é verdade, é que se ficasse "cego", mas não visualmente e sem na forma de pensar.