sábado, 28 de março de 2009

Os estilos de comunicação

DIRIGENTE

É uma pessoa competitiva, pragmática, confiante, agressiva e sempre orientada para resultados.
Pontos Fortes: Provavelmente visto como dinâmico, quando compromete-se realizar uma tarefa removerá montanhas para fazer do empreendimento um sucesso. Normalmente impõe a si mesmo e aos outros altos padrões de resultados. As vezes as pessoas o vêem como uma pessoa forte e “pé-no-chão.
Riscos: pode ser visto como incapaz de considerar numa perspectiva a longo prazo as consequências de suas ações. Isto é, pode parecer tão orientado para ação, que ele deixa de considerar etapas significativas no planejamento do processo. Orientação no tempo: Passado

INTUIÇÃO
É uma pessoa criativa, original, espontânea, idealista e intelectual.
Pontos Fortes: Normalmente é capaz de ver novos caminhos e soluções valiosas que os demais haviam esquecidos. Alguém que rompe com a tradição ou com práticas arcaicas e focaliza e o ponto essencial da questão.
Riscos: Pode ser visto como um visionário com pouca “ação”. Normalmente não documenta nem comprova suas idéias, para dar satisfação aos outros, que pedem detalhes de suas evidências ou não vêem o valor de suas idéias como ele vê, isto o deixa irritado e dificulta seu trabalho. Orientação no tempo: futuro.

SENTIMENTO
É uma pessoa alegre, empática, amigável, sensível leal e sempre preocupada com os outros.
Pontos Fortes: A maior força deste estilo é ser atento, observador e um ouvinte paciente e empático. Este indivíduo pode mudar sua posição no sentido de diminuir as resistências e aumentar as atitudes de cooperação. Pode ser um excelente motivador.
Riscos: Ele torna suas próprias ações emocionais. Consequentemente, age com frequência baseado em seus sentimentos sobre os fatos. Também pode parecer desapontado se os outros não partilharem de sua preocupação de que o sentimento é a pedra fundamental necessária para ações significativas. Orientação no tempo: passado.

PENSAMENTO

É uma pessoa cautelosa, super analítica, proposital e factual.
Pontos Fortes: Eficaz em organizar a si próprio e aos outros, para pesquisar e planejar, por isso é excelente na execução de projetos lógicos e estruturados. Este estilo pode ser visto como uma força consistente para concretizar ações.
Riscos: Pode ser visto como excessivamente cauteloso e conservador. Pode estar tão envolvido em ponderar, testar, pesquisar e checar que os demais o percebam como indeciso.


Todo mundo tem um pouquinho de cada estilo, mas sempre se identifica melhor com um deles... Qual é o seu estilo de comunicação mais usado?!

Um comentário:

Felipe Daidouji disse...

Olá minha Sakura.
Agora está beeem mais explicativo sobre os estilos, mas ainda estou relacionado um poco com o Sentimento e o Intuição, que tambem pode ser chamado de Ideologico. A minha sistemática funciona desse jeito.