domingo, 31 de agosto de 2008

Quais são suas cores?As pessoas estão dizendo que você parece abatido ou cansado? Isso pode ser culpa da sua roupaPor Ilana Berenholc Como foi visto no artigo A Mensagem Secreta das Cores , a cor desempenha um papel crítico na formação da imagem, afetando a percepção que os outros têm de você. Além do aspecto psicológico e das mensagens que cada cor transmite, o aspecto estético também deve ser levado em conta. A cor é o elemento na roupa de maior impacto visual. Uma escolha errada pode sabotar sua aparência, afetando negativamente sua imagem. Dependendo de sua coloração pessoal, isto é, seu tom de pele, olhos e cabelo, você é valorizado por certas cores e desvalorizado por outras. A idéia principal é que as cores certas iluminam seu rosto, suavizam a textura da sua pele, valorizam seus traços, dando-lhe uma fisionomia mais jovem, saudável e descansada. As cores erradas sugam toda sua coloração e acentuam marcas de expressão, dando-lhe uma fisionomia cansada e envelhecida, sabotando, assim, sua aparência. Um estudo chamado Análise de Cores estabelece quatro tipos básicos de pessoas tendo como referência as quatro estações da natureza. Assim como cada um de nós tem características físicas que nos tornam diferentes das outras pessoas, as quatro estações também possuem características próprias. Há qualidades específicas de cor, forma e textura que definem cada uma das estações. O outono, por exemplo, é uma estação rica, cheia de texturas e detalhes, com um colorido em tons de amarelo, laranja e marrom. A pessoa tipo Outono será valorizada ao usar cores terrosas, quentes e profundas, características desta estação. A pessoa tipo Primavera é valorizada por cores claras, brilhantes, alegres e luminosas. A tipo Verão, por cores suaves, acinzentadas e sutis. Por fim, as pessoas tipo Inverno são valorizadas por cores puras e intensas. Para descobrir a qual grupo você pertence, primeiro precisamos descobrir qual o subtom da sua pele. As pessoas podem ter um subtom de pele quente ou frio. Responda as perguntas abaixo:

1. Com roupas de qual grupo de cores neutras você se sente melhor e recebe mais elogios quando está usando?
a. cáqui, beges, marrom, cru
b. cinza, preto, marinho, branco

2. Com roupas de qual grupo de cores vivas você se sente melhor e recebe mais elogios quando está usando?
a. mostarda, salmão, musgo, turquesa, coral, verde maçã
b. lilás, rosa, azul suave, cereja, amarelo limão, verde esmeralda

3. Que metais ficam melhor em você? (Você pode fazer o teste na frente de um espelho, com iluminação natural, usando papel laminado dourado e prateado.)
a. dourados
b. prateados

4. Qual a cor natural de seus cabelos?
a. ruivos, castanho-dourado, loiro dourado, mel
b. pretos, loiro-acinzentado, castanho-escuro, castanho-acinzentado

5. Quando você cora, suas bochechas ficam de qual cor?
a. pêssego
b. rosadas

Se a maioria das respostas foi A, provavelmente sua pele tem um subtom quente e você é uma pessoa tipo Primavera ou Outono. Se a maioria das respostas foi B, provavelmente sua pele tem um subtom frio e você é uma pessoa tipo Verão ou Inverno. Para decidir entre Primavera e Outono:
Se você fica melhor com cores alegres, vivas e luminosas, você é do tipo Primavera.
Se você fica melhor com cores opacas, profundas e terrosas, você é do tipo Outono. Para decidir entre Verão e Inverno:
Se você fica melhor com cores suaves e opacas, você é do tipo Verão.
Se você fica melhor com cores puras, vivas e intensas, você é do tipo Inverno. Veja na tabela seguinte quais cores escolher para seu guarda-roupa. Lembre-se que quanto mais formal o ambiente, mais neutro seu guarda-roupa deve ser. Se você ficou com dúvidas ou gostaria de ter um estudo personalizado de suas cores, saiba que existem profissionais especializados neste estudo, que fazem uma análise da sua coloração e fornecem um leque personalizado para ser usado na compra de roupas e acessórios.


((Super interessante essa matéria! Encontrei nesse site, o qual recomendo inclusive para quem quiser ver o quadro de resultados: http://vocesa.abril.com.br/aberto/colunistas/pgart_0701_27082004_47669.shl ))

Nenhum comentário: