terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Psicologia das cores

O SIGNIFICADO DAS CORES
O USO DAS CORES NA PUBLICIDADE


BRANCO: Cor associada à limpeza, à pureza e a inocência, elevada percepção, paz. Nos países orientais, o branco é usado como uma cor adequada para a morte e o pesar, aceitando que a pessoa morta partiu do mundo físico para um plano espiritual mais puro. Essa é a cor do desprendimento. O branco reflete todas as cores e se contrastado com uma cor quente faz com que ela pareça mais vibrante do que já é. A cor da neve, ideal para anúncios de frio, pureza, leite, combinada com o azul dá um ótimo efeito de frescor.

PRETO: Na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência. Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam a sociedade, se rebelam contra as normas sociais ou preferem não comunicar seus pensamentos. O preto é uma cor que nega a luz e as pessoas que a usam nas roupas rejeitam a luz em si próprias, empurrando-a para longe. Essa é a cor usada pelos homens de negócio, policiais e padres para refletir poder e autoridade e por pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis.O preto é percebido como escuro, misterioso e sofisticado. Muito bom para anúncios de creme de barbear.

VERMELHO: Esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade, força, capacidade de liderança. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. Vestir-se de vermelho também pode indicar sexualidade vigorosa. Porém vermelho em excesso, além de ser um tanto vulgar, pode impulsionar impulsos como a raiva, brutalidade, crueldade, rancor ou revolta. Bom para artigos técnicos e de ginástica, queijos e Fast-foods.

LARANJA: Assim como o vermelho, é uma cor expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida. O efeito dessa cor pode ser uma atitude autoritária ou esmagadora. As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza e, suas formas extremas são refletidas por perda da vitalidade e abatimento.Uma boa indicaçãopara anúncios de bronzeadores e produtos para o verão.

AMARELO: A cor que mais se assemelha ao Sol. Tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria, compreensão.Ele refulge e ilumina e, corresponde ao conhecimento , sabedoria, concentração, razão e lógica. O lado negativo envolve decepção, afastamento, comportamento controlador, discrição, maldade, comportamento vingativo e bajulação, pode levar a negatividade. Indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, porém não em superfícies muito extensas, anúncios de queijos, de cosméticos, combinado com azul ou rosa, ou ainda produtos para o verão.

VERDE: A energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Reflete segurança, proteção, harmonia, e cria um ambiente propício para tomar decisões. Mas também pode causar avareza, indiferença e insegurança. Usado em anúncios que demonstrem frescor e tranqüilidade; azeites,dentrifícios, verduras e semelhantes.

AZUL: O azul indica a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. O aspecto frio, assim como a quietude que essa cor traz nos remete à idéia de espaço, viagem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, tecnologia, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, meditação, confiança, amizade, fidelidade. O AZUL TURQUESA, a cor do céu, tem uma aura de vivacidade e percepção, irradia bem-estar e frescor.Tem grande poder de atração; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio; desodorantes, dentrifícios, água e semelhantes.

VIOLETA: Formada pela combinação do azul com o vermelho, reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. Essa é a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade.Possui uma grande força tranqüilizante e suavizante . Porém, já não é uma cor muito indicada para a publicidade, justamente pelo poder sonífero e “entristecedor”. O ROXO representa a realeza, o mistério,expressa sensação de individualidade,personalidade,associado a intuição e a espiritualidade,influenciado emoções e humor, significa autoridade através da sabedoria e do conhecimento, também é uma cor calmante, porém não indicada para interiores. Pode ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc.

ROSA: Está associada ao feminino.Significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza e compaixão. Para os homens é uma cor puramente feminina ou homossexual, pode trazer inibição ou fraqueza física.Muito utilizada em anúncios de cosméticos, produtos infantis(meninas), enxovais de bebês e semelhantes.

MARROM: O marrom é uma cor rústica, geralmente está associada com terra e estabilidade. Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. O marrom é uma cor envolvida com o enraizamento e a criação de fundações firmes para o futuro (semelhante ao lado positivo do vermelho). Ele também contém a qualidade poderosa do preto, no que se refere à autoridade, à confiança interior e à auto-afirmação, vigor. Porém tem seu lado melancólico. Ótima para anúncios de produtos rurais,chá-mate e alguns remédios.

PRATA: Associada à modernidade, às novas tecnologias, à novidade, à inovação, elegância e equilíbrio, também é a cor da lua e das estrelas. Combinado com roxo dá um ar místico, também pode ser utilizado em embalagens de perfumes.

DOURADO (ouro): está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso, nobre, á qualidade suprema dos produtos e produtores.Por isso é tão utilizada em rótulos de cerveja e alguns cartões de crédito.


((Trecho do meu seminário sobre Psicologia das Cores que eu nem ameei fazer, né?))

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado